O preço do etanol hidratado iniciou fevereiro em queda no mercado paulista. Na primeira semana do mês, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou em R$ 3,0496 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, representando uma desvalorização de 1,26% em relação ao período anterior, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com os pesquisadores do Cepea, essa foi a primeira queda registrada desde a primeira dezena de outubro de 2025. O movimento está diretamente relacionado à baixa liquidez no mercado spot do estado de São Paulo, principal referência para o setor.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Apesar de o volume total negociado ter aumentado na comparação com o período anterior, a maior parte das transações envolveu quantidades reduzidas, o que limitou o impacto sobre os preços. Nem mesmo a proximidade do Carnaval foi suficiente para estimular negociações mais expressivas no período analisado.
Exportações de etanol recuam com força
No mercado externo, as exportações brasileiras de etanol somaram 43,3 milhões de litros, volume 74% menor em relação a dezembro de 2025 e bem abaixo dos 179 milhões de litros embarcados há um ano, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Esse foi também o menor volume exportado desde fevereiro de 2025, quando os embarques ficaram pouco acima de 39 milhões de litros, reforçando o cenário de menor demanda externa pelo biocombustível no início de 2026.
O post Preço do etanol em SP recua na primeira semana de fevereiro, aponta Cepea apareceu primeiro em Canal Rural.